Mais do que um método, o rastreamento epidemiológico é uma técnica necessária e eficaz para acessar variáveis de saúde, além de outros fatores como estado nutricional, movimento e comportamento de pessoas.
O Ministério da Saúde conta com vários programas em conjunto com a academia, empresas privadas ou governamentais para coletar dados, tais como: Agências Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Laboratórios Associados à Rede Nacional de Laboratório (LANL) e Mais Médicos.
Todavia, a complexidade para gerar os dados faz com que não seja possível identificar variáveis da saúde em escala, em grandes populações.
A HEALTH ID, startup focada no rastreamento e monitoramento de grandes populações, lançou no final de 2022, a possibilidade de mapear a saúde de cada cidadão em ato único e dentro das unidades básicas de saúde.
A Healthtech uniu tecnologia dotada de algoritmos médicos e inteligência artificial com a coleta de sangue capilar, viabilizando que tudo seja realizado no mesmo ato: anamnese, exames clínicos e a coleta de sangue para exames laboratoriais.
A coleta capilar possui diversas vantagens, tais como a desnecessidade de refrigerar a amostra após a coleta; a logística simplificada, pois não apresenta risco de contaminação; e o fato de ser minimamente invasiva.
A ferramenta já foi testada e está sendo implementada em uma capital do Nordeste, com a expectativa de mapear a saúde de mais de 50 mil pessoas por mês.
Soma-se à isso o pilar de PROMOÇÃO A SAÚDE dentro da ferramenta, com o objetivo de estimular o autocuidado e a autogestão da saúde, sempre com o paciente no centro do cuidado.
Para acessar a plataforma de promoção a saúde gratuitamente, basta acessar em www.bemestarid.com e se cadastrar. E para conhecer mais sobre o produto rastreamento epidemiológico, acesse em Rastreamento Epidemiológico
.
FAÇA PARTE DO NOSSO ECOSISTEMA DE SAÚDE PREVENTIVA
Agende uma conversa com nossa equipe e fique por dentro de todas os produtos que desenvolvemos para empoderar a sua saúde.